Aconteceu na capital baiana, entre os dias 17 e 19 de outubro, o 11º Encontro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que teve como lema “Desafios e oportunidades para o direito à educação no Brasil: Rumo ao novo PNE! Sem retrocessos e com ousadia!”. O evento que contou com apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-BA) e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, analisou e discutiu a conjuntura nacional e internacional no campo da educação em seus eixos institucional, programático e político. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação dos Municípios da Bahia – FTE/BA esteve representada pelo diretor de Política Sindical Marcos Fellipe Marques.
Para a FTE, é de suma importância as discussões dos eixos programáticos, uma vez que em 2024 estará sendo elaborado o novo Plano Nacional de Educação, que irá vigorar pelos próximos dez anos. “Enquanto entidade representativa dos interesses das categorias profissionais do magistério da Bahia, estamos acompanhando todas as discussões, pois o novo plano, certamente, trará novas metas e desafios a todos os atores educacionais, especialmente aos professores. A construção do novo plano é coletiva e a FTE não poderia se furtar desse marco histórico”, afirma o dirigente federativo Marcos.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação pontuou aspectos sensíveis e que merecem atenção coletiva, como o financiamento público adequado para garantir a universalização e qualidade do ensino; a gestão democrática com participação popular; valorização dos profissionais da educação; inclusão e combate a qualquer forma de discriminação, bem como a luta por uma sociedade econômica e social sustentável.
Depto. de Imprensa do SIMPI