As escolas municipais Tenente Gustavo dos Santos (Areia Branca) e Catarina de Sena (Recreio de Ipitanga), estão entre as 10 escolas premiadas chegaram à final e saíram campeãs no Programa Caminhos para a Cidadania, um concurso promovido pelo Grupo CCR Metrô que abrange 5 estados do País. Aqui na Bahia, três pesquisas de professores de escolas públicas foram premiadas (uma de Salvador e duas de Lauro de Freitas).
Em Lauro de Freitas, o PROJETO INTERVENÇÃO: EMPODERAMENTO NEGRO E CULTURA DA PAZ NA ESCOLA CATARINA DE SENA, de autoria das professoras Lis Pimentel Almeida e Ilzete Santos da Boa Morte; e o PROJETO TRILHAS E ARMOMAS, CORES E SABORES: DO QUINTAL LÁ DE CASA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, da professora Silvana Lopes de Santana junto com o professor Itamar Barros Ferreira, foram laureados na grande final.
De acordo com os critérios do CCR, ambos projetos de pesquisa foram desenvolvidos na perspectiva de estimular a criatividade entre os educadores para a transformação de ideias em práticas pedagógicas dentro das salas de aula.
Lis Pimentel, destacou que, por meio de atividades que valorizam a identidade negra, a diversidade e os princípios de convivência pacífica, respeito mútuo e reflexões sobre questões de gênero, classe, raça e cultura, o Projeto-Intervenção: Empoderamento Negro e Cultura de Paz no Escola Catarina de Sena, foi criado como uma ferramenta de fomento ao empoderamento negro e acultura de paz na comunidade escolar. “Buscamos criar na comunidade escolar um reconhecimento da importância do empoderamento negro na construção de uma sociedade mais justa e igualitária; valorização da identidade, da cultura e da autoestima das pessoas negras.
O Prêmio Caminhos para a Cidadania 2024 – Grupo CCR, premia pesquisas de inovações e o impacto das práticas pedagógicas no Ensino Fundamental I das redes públicas, ao mesmo tempo em que homenageia educadores com abordagens criativas e eficazes, além de promover experiências educativas transformadoras.