Asprolf vai reunir os conselhos e FME para a viabilidade do direito à educação

0
208

A ação da prefeitura pode geral um caos na rede e comprometer o normal funcionamento do ano letivo

A Asprolf realizou no início da tarde de hoje (31), uma assembleia geral extraordinária online para debater com urgência a demissão dos cooperados e o não pagamento dos salários dos servidores. Assim como a categoria, o sindicato também foi surpreendido com a notícia da demissão em massa dos profissionais das cooperativas, ao mesmo tempo em que recebeu inúmeras denúncias do impacto dessas demissões no funcionamento das escolas que compromete desde o administrativo, a limpeza das escolas e a segurança das unidades escolares.

Valdir informou que além dessa pauta da demissão dos cooperados, a plenária também tratou das avaliações de desempenho, retroativos dos Redas e processos administrativos, o sindicato já tem uma reunião agendada para a segunda ou terça-feira (4), com a  Secad.

Durante a plenária, tratando da pauta mais urgente, mais servidores relataram a preocupação com essa dispensa e relataram dificuldades para trabalhar no dia de hoje sem os cooperados. Valdir enfatizou que essas demissões podem comprometer o funcionamento do ano letivo e isso é de total responsabilidade do Executivo e é bom que o MP saiba disso.

Embora parte da diretoria da Asprolf esteja no Seminário Internacional da Educação em Fortaleza-CE, a direção da Asprolf chamou a categoria para o debate para apontar um direcionamento de ação. Após os debates, a categoria apreciou que aprovou que: 

  1. Na próxima segunda-feira (4), representante dos Conselhos, Asprolf e do FME se reunirão em caráter de urgência para conversar com o Ministério Público e o Executivo Municipal para tratar do possível caos na educação provocados pelas demissões dos profissionais das cooperativas;
  2. A imprensa da Asprolf irá produzir cards de campanha em respeito ao servidor e ao professor pressionando pelo pagamento do salário urgente;
  3. Após a reunião, teremos uma nova assembleia online na quarta ou quinta-feira no formato online.