Sob olhares atentos, alunos produziram cartões postais de pontos de Lauro de Freitas, ilustrando as belezas e os problemas locais
Um passeio de ônibus pela cidade de Lauro de Freitas deu asas à imaginação dos estudantes do 1º, 2º, 3º e 5° ano do Fundamental I da escola municipal Sônia Maria, que criaram 150 cartões postais da cidade, apresentados na manhã de hoje (25), na exposição ‘Lauro de Freitas: Olhares e Postais.’
O projeto, de autoria da professora Ana Paula Brito em parceria com a professora Lorena Benevides, envolveu os alunos do Fundamental I, que produziram os postais à mão, refletindo o olhar deles sobre a cidade.
Pensado para homenagear a cidade pelos seus 62 anos de emancipação (comemorados neste 2024), a pesquisa teve início a partir da ideia de resgate do cartão postal, muito popular na década de 1990 e que perdeu espaço para a comunicação digital – não apenas no correio eletrônico como também no compartilhamento de imagens do tipo, via redes sociais.
Após o início da produção da ideia, um grupo de alunos participou de um passeio de ônibus pela cidade, quando puderam conhecer alguns pontos, fotografá-los e logo após iniciar as ilustrações das imagens vistas.
Mais que o resgate de um material importante para a história da comunicação, no projeto, foi trabalhado o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes, a partir do desenho, da pintura, estimulando um olhar crítico sobre os espaços, como destacou a Ana Paula.
Orgulhosos, os alunos mostravam suas artes, detalhando e destacando cada uma delas. A professora Lorena, acrescentou que por si só, a mostra ‘Lauro de Freitas: Olhares e Postais,’ é uma pesquisa e etnográfica que, nessa experiência vivenciada pelos alunos, cria uma expansão de visão de mundo e, a partir do que eles viram e ilustraram, conta e constrói a história e a memória de Lauro de Freitas.