A FTE-BA realizou na manhã de hoje (8), no Instituto Anísio Teixeira – IAT, uma reunião para debater o cenário pós-eleição para a educação nos municípios da Bahia.
O encontro, no formato híbrido, teve uma mesa institucional com o presidente da FTE-BA, Valdir Silva, os diretores da FTE, Rafael Henrique, Marcos Fellipe e Marta Longuinho e o professor e secretário executivo do FEEBA, Luiz Valter Lima.
Mapeando as eleições nos municípios baianos, a plenária destacou pontos no resultado, que refletem para pautas fundamentais da educação pública: Piso e Carreira, Formação dos profissionais da educação e os Planos Municipais de Educação.
Com um cenário de avanço da direita, os debatedores falaram acerca da construção de da luta política da classe trabalhadora e dos sindicatos, e da importância da formação profissional, inclusive dos mais jovens na articulação dos movimentos; voltando-se mais para projetos coletivos na construção e fortalecimento de espaços como os Fóruns Municipais e Estaduais de Educação, seminários de formação política, entre outros.
Valdir destacou que, para esse cenário posto, cabe a unificação da luta das categorias para criar estratégias de enfrentamento pela manutenção de direitos conquistados e garantia das pautas apontadas: teremos que apontar formações e novas oficinas pensando em como vamos conduzir nesse cenário posto aí.
O papel da FTE-BA, Asprolf e de todos os movimentos coletivos serão cruciais para essa conjuntura.