Online: Grupo de trabalho estuda propostas para a educação ante à pandemia

2
1683

A primeira reunião remota do grupo de trabalho da ASPROLF sindicato com a Comissão Pedagógica, foi realizada na tarde de ontem (18/05), com o objetivo de  pensar propostas que garantam o direito a educação dos alunos/as e da rede pública de Lauro de Freitas. Estiveram presentes os trabalhadores/as Washington Luis (Diretor de Assuntos Educacionais da ASPROLF), Raquel dos Anjos (Anos Finais), Anderson Neves (Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), Marcelo Lefundes (Anos Iniciais), Silvia Bambirra (educação especial) e Debora Cruz (Educação Infantil).
A reunião teve quatro pautas: 1) Avaliação preliminar; 2) Prognóstico; 3) Deliberações; e 4) O que ocorrer?.

Na abertura dos trabalhos foram apresentados os dados gerais do número de acessos e a representação proporcional dos segmentos envolvidos na consulta virtual. No decorrer das discussões foram apresentadas várias iniciativas educativas não presenciais dos profissionais de educação, bem como a necessidade da distribuição de atividades impressas e/ou de livros didáticos no momento da entrega da cestas básicas aos responsáveis.
As restrições de aglomerações e funcionamento de equipamentos públicos – previstas nos decretos municipais – bem como a necessidade de um planejamento adequado a essas condicionantes foram objeto de intenso debate entre a comissão. Sobre isso foi destacado os problemas de acessibilidade do canais institucional disponibilizado pela SEMED, plataforma SABIO, para um alunado com necessidades específicas.

Mesmo diante das dificuldades de acesso universal as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a comissão pontuou a centralidade do papel social da Escola na difusão de comportamentos que contribuam para conter a disseminação do novo Coronavírus.
Exaltando a iniciativa da entidade sindical em promover esse espaço de escuta a comissão, pontua que o EAD não pode ser encarado como a solução para os transtornos gerados pela pandemia.
Foi deliberado que o questionário  para levantar as sugestões da categoria para alternativas a educação municipal durante o período da pandemia, segue aberto até a quarta-feira (20/05/2020) às 15:00, e que logo após isso, os membros do grupo de trabalho irão selecionar e analisar as sugestões apontadas para todos os segmentos da escolarização do nosso sistema de ensino.

A Comissão Pedagógica já agendou uma nova reunião para a próxima semana, a fim de avaliar o resultado preliminar da análise.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom nesse momento, Asprolf e categoria juntos em prol da educação.

  2. Com relação à distribuição de atividades impressas aos alunos, temos que observar que são muitas disciplinas e 4 series no caso da escola onde leciono. Terão assim necessidade de mobilizar funcionários para essa tarefa. Assim os mesmos precisam ter cuidado ao trabalharem em uma sala limitada e terem muita higiene ao manipular os papéis. Sugiro que sejam feitos testes de covid com esres servidores.

Comments are closed.