Professora de Lauro é Campeã Brasileira em Karatê Shotokan

0
692

Ela já perdeu as contas de quantas vezes subiu ao pódio nos campeonatos de Karatê Shotokan, uma técnica que usa velocidade, força e energia, com movimentos de ataque e defesa pessoal. Ainda muito nova, a professora Josenita Rosário, da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas, já fazia atletismo e a defesa pessoal foi o que deu início à vida de atleta.

Josenita Maria Rosário Santiago (da creche São Vicente de Paula), ou simplesmente Josenita, conhecida nos tatames, é karateca há cerca de 20 anos. Ela contou que começou no atletismo bem cedo e já foi maratonista e foi do tempo que passou acompanhando o filho nas aulas de karatê que nasceu gostou da modalidade. Começou a treinar e se profissionalizou.

Neste ano, após ser classificada na final estadual, ela foi convocada para representar a Bahia no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, em Aracajú-SE, de 7 a 9 deste mês, onde enfrentou as representantes do Rio de Janeiro, Goiás e Pará, sendo esta última a luta final, a que garantiu a vitória e o título de Campeã Brasileira na modalidade. Josenita destacou que foi uma luta difícil, mas a superação a fez ganhar em primeiro lugar. “Eu treinava sábado, domingo, trabalhando sempre com muita técnica para chegar à campeã.”

A luta do atleta é um constante desafio, e Josenita que sempre foi sua própria patrocinadora, nesta última competição contou com o apoio da Asprolf, o que para ela, foi de fundamental importância. O sindicato está sempre atento às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores em educação.

Com a experiência de inúmeros pódios conquistados, a campeã recomenda aos sedentaristas que pratiquem qualquer atividade física porque isso faz bem para mente, é necessário na ajuda do combate à combater casos de depressão. Determinada, ela ainda destaca que “esporte é vida e faz bem à saúde. Para vencer não existe limite.”