Saúde de trabalhadoras/es da educação e de estudantes em risco em escola de Lauro de Freitas

1
3814

Cumprindo agenda deliberada em assembleia, a ASPROLF inicia uma série de visitas às escolas de Lauro de Freitas, com o objetivo de identificar as principais demandas pedagógicas e de infraestrutura presentes nas unidades municipais. Hoje o dia foi dedicado à Escola Municipal Ipitanga, localizada no centro da nossa cidade. O diretor de Política Sindical, Rafael Henrique, esteve no local dialogando com a equipe de profissionais a recebendo informações sobre o cotidiano da instituição escolar.

A Ipitanga infelizmente está registrando um gravíssimo problema sanitário que é a infestação de pombos no telhado. Há tempos, essa é uma preocupação que aflige as trabalhadoras e os trabalhadores da escola, somada ao excesso de lixo no terreno ao lado. O assunto dos pombos, porém, vem se tornando cada mais alarmante, já que atualmente esses animais estão circulando no forro das salas de aulas, com registros inclusive de vazamento de fezes e do “piolho” para dentro de algumas salas de aula, colocando em risco não somente as professoras e os professores, mas também os/as estudantes.

A ASPROLF oficiará a SEMED acerca deste assunto e discutirá o mais breve possível uma solução rápida para esta séria situação que compromete do Direito à Educação e expõe gravemente a saúde de toda a comunidade escolar. A garantia de condições salubres de permanência dentro do espaço escolar é condição basilar para o pleno exercício dos processos educativos. Do mesmo modo em que dissemos, durante a pandemia, que a vacina era necessária para a reabertura da educação presencial aqui, dizemos agora que um escola não poder representar risco de zoonoses. Esperamos o mais breve encontrar junto com a SEMED e demais secretarias do Poder Público um caminho para equacionar esse problema.

1 COMENTÁRIO

  1. na escola onde trabalhei por 32 anos e aposentei passamaos pelo mesmo problema sabe como foi sanado? com ajuda dos pais e da prefeitura, primwiros os pais fizeram uma faxina, tiraram todoa oa ninhos e o forro dos ambientes a prefeitura veio com o caminhão pipa e lavaram todos os ambientes e fizeram novos forros com tampões para ter mais a passagem dos pombos, simples assim, sem gastos com dinheiro do governo municipal e estadual!

Comments are closed.