21º Congresso da Asprolf: Aprovada a Pauta Reivindicatória 2022

0
452

A tarde de ontem (18), segundo dia do 21º Congresso da Asprolf foi aberta à construção da Pauta Reivindicatória dos trabalhadores em educação para o ano de 2022. 

As 43 propostas apresentadas foram debatidas pela categoria que participava tanto presencialmente quanto online das deliberações.

Entre os destaques, a atualização do Piso Nacional do Magistério, que, de acordo com o índice do MEC, até o momento, o índice apontado é de 31% para 2022; autonomia financeira da Semed; equivalência financeira e garantia da reserva de carga horária para o profissional do regime Reda; reformulação do Plano de Carreira, para inclusão dos demais profissionais da educação escolar (secretário, apoio escolar); construção de uma comissão com o Sindicato para acompanhamento tanto do edital para Concurso Público, quanto o edital de seleção do Reda; retorno do pagamento de difícil acesso; cumprimento do acordo dos 30% das salas multifuncionais – há uma pendência de 15%; entre outros.

Hoje (19), último dia do Congresso, haverá pela manhã uma eesa sobre os conselhos municipais de Educação com Gilvania Nascimento da UNCME; e à tarde, a Assembleia Geral Extraordinária com a posse da Diretoria Executiva e Comissão Fiscal representados pela Chapa 1- A Chapa da Categoria, que foram reeleitos com 401 votos, contra os 137 da chapa opositora. O encerramento do 21º Congresso da Asprolf será com festa para a categoria.