A reunião de negociação da Pauta Reivindicatória dos trabalhadores em educação ocorrida na tarde desta segunda-feira (20), no Gabinete da Prefeita, teve como objetivo fechar o acordo do índice salarial com base na contraproposta lançada pela categoria, ante ao oferecido pelo governo.
Rápido, o encontro entre a ASPROLF e o Executivo, confirmou os pontos da pauta já acordados: liberação gradativa dos processos administrativos, os retroativos tão logo saia o precatório devem ser quitados, incremento de 15% escalonado em 3 parcelas (sempre em setembro de 2019, 20020 e 2021), para os profissionais das Salas Multifuncionais, entre outros pontos.
No eixo de qualificação profissional, o Executivo informou já recebeu o catálogo de cursos da UFBA, mas como demandam um custo ao município, a SEMED pede mais calma para analisar. O presidente da ASPROLF, Valdir Silva, destacou que a entidade sindical e sua categoria reivindicam a oferta de Mestrados e Doutorados, visando o avanço de nível e a valorização dos trabalhadores da educação.
Atualização Salarial
Na assembleia da categoria do último dia 07/05, a contraproposta dos trabalhadores foi ou 5% em 3X, ou os iniciais 4,17% (proposto pelo governo), escalonados em abril e agosto. A prefeita Moema Gramacho apresentou a nova proposta com índice de atualização do piso em 4,20% escalonado em 2X, sendo 2% em abril (com pagamento em junho retroativo ao mês de abril), e 2,20% em setembro deste ano.
Fechando mais um ano de mesa de negociação de Pauta Reivindicatória dos trabalhadores da educação, Moema declarou que gostaria de fazer mais pela educação, mas o cenário de crise não permite. Valdir agradeceu em nome do sindicato e fez uma ressalva à prefeitura: “sabemos da crise mas a gente tem que lutar ante ao cenário que estamos vivendo. Penso que precisamos defender o campo progressista pra lutar contra o que está aí para sempre avançar”.
A nova proposta da pefeitura volta para a base que, na próxima assembleia da categoria marcada para amanhã (22), às 14h no espaço do restaurante D’Meg, deve dar a deliberação final.