Campanha salarial: Categoria deve avaliar nova proposta em assembleia

0
876

A reunião de negociação da Pauta Reivindicatória dos trabalhadores em educação ocorrida na tarde desta segunda-feira (20), no Gabinete da Prefeita, teve como objetivo fechar o acordo do índice salarial com base na contraproposta lançada pela categoria, ante ao oferecido pelo governo.

Rápido, o encontro entre a ASPROLF e o Executivo, confirmou os pontos da pauta já acordados: liberação gradativa dos processos administrativos, os retroativos tão logo saia o precatório devem ser quitados, incremento de 15% escalonado em 3 parcelas (sempre em setembro de 2019, 20020 e 2021), para os profissionais das Salas Multifuncionais, entre outros pontos.

No eixo de qualificação profissional, o Executivo informou já recebeu o catálogo de cursos da UFBA, mas como demandam um custo ao município, a SEMED pede mais calma para analisar. O presidente da ASPROLF, Valdir Silva, destacou que a entidade sindical e sua categoria reivindicam a oferta de Mestrados e Doutorados, visando o avanço de nível e a valorização dos trabalhadores da educação.

Atualização Salarial

Na assembleia da categoria do último dia 07/05, a contraproposta dos trabalhadores foi ou 5% em 3X, ou os iniciais 4,17% (proposto pelo governo), escalonados em abril e agosto. A prefeita Moema Gramacho apresentou a nova proposta com índice de atualização do piso em 4,20% escalonado em 2X, sendo 2% em abril (com pagamento em junho retroativo ao mês de abril), e 2,20% em setembro deste ano.

Reunião da Campanha Salarial 2019

Fechando mais um ano de mesa de negociação de Pauta Reivindicatória dos trabalhadores da educação, Moema declarou que gostaria de fazer mais pela educação, mas o cenário de crise não permite. Valdir agradeceu em nome do sindicato e fez uma ressalva à prefeitura: “sabemos da crise mas a gente tem que lutar ante ao cenário que estamos vivendo. Penso que precisamos defender o campo progressista pra lutar contra o que está aí para sempre avançar”.

A nova proposta da pefeitura volta para a base que, na próxima assembleia da categoria marcada para amanhã (22), às 14h no espaço do restaurante D’Meg, deve dar a deliberação final.