Em tempos de defesa da nossa soberania popular, frente às constantes ameaças de um novo colonialismo que afronta os direitos civis e sociais, a afirmação de nossos valores culturais é um imperativo de resistência. É por isso que homenageamos a graciosidade e a grandeza de Riachão, importante sambista que, com leveza e irreverência, marcou uma época, reverenciando as tradições populares da Bahia, quase sempre marginalizadas pela mesma elite que ainda hoje tenta nos escravizar.
Riachão com sua peculiar generosidade e consciência da importância de sua arte para as novas gerações esteve no CMEI Djalma Ramos em Lauro de Freitas colaborando com o projeto pedagógico do referido centro de educação infantil localizado na periferia da cidade. O projeto tinha como tema “Dr. Djalma Ramos e seu amor por Riachão” e venceu o XVI prêmio nacional arte escola cidadã.
A ASPROLF Sindicato se solidariza com a família de Riachão e com a comunidade do Garcia e deseja que a sua firmeza de toda a sua vida seja uma fonte de inspiração para as lutas que teremos de travar pela emancipação do nosso povo.