‘Asas para pensar’: Escola Sonia Maria lança livro produzido por crianças do 5º ano

0
256

O livro Asas para o Futuro é fruto de um projeto do período pós-pandêmico de 2022, e tem como objetivo, incentivar a leitura, a produção textual e, principalmente, alimentar os sonhos, semeando a esperança de futura, dos estudantes.

A diretora executiva da Asprolf, Marta Longuinho, participou na manhã de hoje (3), na escola municipal Sônia Maria Pereira do Nascimento (Parque São Paulo, Itinga), do lançamento do livro Asas para o Futuro, produzido por alunos do 5° ano junto com a professora Ana Paula Brito, durante o período pós-pandêmico do ano de 2022.

Marta falou do encantamento com o trabalho de produção das crianças e da importância desse trabalho frente à sedução das tecnologias dos dias atuais.

O livro é fruto de um projeto nascido em 2022 no acolhimento pós-pandemia do retorno às aulas, momento em que os alunos expressavam suas emoções, ante às perdas causadas pela Covid-19.

Após organizadas as produções por Ana Paula, o livro ganhou o prefácio escrito pelo professor Carlos Souza, que no evento, o quanto o ano de 2022 foi difícil para a comunidade escolar. A ideia do projeto foi de contribuir no fomento à leitura, produção textual e o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, naquele momento tão delicado.

Já o nome-título: ‘Asas para o Futuro’, foi idealizado pela estudante Brenda Moura (12), que se inspirou na perspectiva de visão de futuro que ela vislumbrou a partir das produções do livro: “o livro faz a gente pensar.”

A antologia é uma reunião de poemas escritos e ilustrados por mais de 50 alunos, e foi dividida em quatro eixos temáticos: ser criança –  “quem eu sou”; projeto de vida; a importância da escola; e a crença – fé.

A professora Ana Paula detalha que o projeto funciona como um ‘semeador de esperança’, baseado na certeza de que é possível um futuro melhor para esses alunos, através da educação.

A manhã foi finalizada com a entrega dos exemplares aos autores-colaboradores (os estudantes), com uma sessão de autógrafos da professora Ana Paula.