ASPROLF convida todos para o Fórum de Meio Ambiente 2014

0
884

 
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado em 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.


ASPROLF convida todos a participar do Fórum de Meio Ambiente a ser realizado no município de Lauro de Freitas.
 
 
FORUM DE MEIO AMBIENTE DISCUTE TEMAS AMBIENTAIS, NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM LAURO DE FREITAS – BAHIA.


O Dia Mundial do Meio Ambiente para a PROVERDE – Associação de proteção Ambiental de Lauro de Freitas: Áreas Verdes, Lagos, Rios, Mares, Florestas, Orla Marítima e Recursos Hídricos; tem como objetivo discutir as principais temáticas socioambientais que ocorrem no âmbito do território da unidade de conservação, especialmente áreas que já sofre processo de degradação, rios poluídos preocupação constantes, resíduos sólidos = lixo conforme a Lei 12305/10 e a defesa da água. Este evento se realiza sempre nesta data desde 2009. Em 2014 buscamos refletir os temas:


Economia da Água – O contexto do programa de Gestão Integral da Água aborda não tão-somente soluções de tratamento de final de linha, mas também a utilização racional da água, sob dois pontos de vista preventivos: Por um lado, a moderação no consumo e por outro, a redução da poluição. Em ambos os casos, proporciona-se um conjunto de boas práticas e medidas baseadas na reutilização para diminuir o consumo de água, tanto no âmbito doméstico como no industrial, sempre sob a ótica do desenvolvimento sustentável.


A poluição do Ar – É de extrema urgência o assunto a ser tratado, tendo em vista a deterioração do efeito estufa, ou seja, o fenômeno natural que mantém o nosso planeta nos limite de temperatura necessária para a vida. Nos últimos anos, a ação dos humanos tem provocado a concentração do dióxido de carbono (CO²) e do metano (CH4), que agravam esse efeito.


Rios Limpos, cidade segura. A maioria das cidades brasileiras é construída às margens de rios, pela necessidade de água limpa, pesca de peixes, agricultura familiar e para matar a sede dos seres humanos e animais. Porém, o próprio ser humano vem destruindo essa dádiva da natureza, transformando nossos rios em esgotos a céu aberto, lixão, depósito de móveis e objetos imprestáveis, inclusive deteriorando os mananciais, que abastecem às populações das cidades.


Resíduo Sólido Urbano. Lei. 12.305/2010 – Lixos domésticos incluem embalagens de produtos alimentares ou de outros produtos, como papel, pilhas, plásticos, roupa, latas, tinteiros, óleos, cartão, restos de comida e outros. Esta situação causa sérios problemas ambientais como: poluição do ar produzida por maus cheiros com a queima do lixo; poluição da água e do solo por arrastamento de metais pesados e outras substâncias perigosas, pelas águas das chuvas para os lençóis subterrâneos e proliferação de moscas, mosquitos, ratos e outros animais, transmissores de doenças, que encontram fonte alimentarem nos locais onde o lixo é acumulado.


Construir e preservar sem Segregar. A segregação espacial urbana é quando as classes sociais ficam concentradas em determinadas regiões ou bairros de uma cidade. Essa segregação ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não possuem nada parecido.


No ano de 2004 marcava na história a gestão e da luta pela preservação e recuperação dos recursos hídricos, destacadamente na região compreendida por bacias hidrográficas, a exemplo dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Já naquela oportunidade grupos de trabalhos discutia a recuperação dos rios. E, para melhor trabalhar este tema foi também a iniciativa de publicar o slogan “Preservação e Recuperação das Nascentes (de água e da Vida)”. “Esta luta se torna mais forte quando neste mesmo ano a Campanha da Fraternidade abordou o tema: Fraternidade e Água – Água e Vida”, suscitando interesses e preocupações com esta relação.


 


REALIZAÇÃO:


                         PROVERDE – Associação de proteção Ambiental de Lauro de Freitas


                         FENASDETRAN – Federação Nacional das Associações de DETRAN


Apoio:


            SEMARH – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


            ASPROLF – Sindicato dos trabalhadores em educação de Lauro de Freitas


 UNIP – Universidade Paulista Interativa – Centro Social de Portão.


 NL – Assessoria Contábil – Empresarial e Negócios.