Asprolf se reuniu com executivo municipal ontem

0
1683

Na manhã de ontem (13), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF, a comissão da ASPROLF se reuniu com o executivo municipal (Secad e Semed) para discutir pontos pendentes da luta dos trabalhadores em educação e a situação dos profissionais em regime Reda.

O presidente da ASPROLF, Valdir Silva, iniciou a reunião agradecendo por ser recebido e apresentando a pauta para a reunião, que envolveram os seguintes pontos: i) carreira dos profissionais de apoio escolar e técnico administrativo; ii) a situação dos profissionais em regime REDA; iii) os processos administrativos; iv) a situação dos servidores efetivados antes de 1988; v) as incorporações (parecer do procurador geral); vi) concurso público; e vii) entender os cortes nos salários.

Após discussão, veja os pontos consensuados e os que não foram:

Os itens que tratam do plano de carreira dos profissionais de apoio, os processos administrativos, os servidores efetivados antes de 88 e a questão das incorporações ficaram para ser tratados nas comissões constituídas a partir da próxima segunda-feira (19), às 10h, em primeira reunião no Calf.

Quanto ao corte de salário, a ASPROLF ficou de fazer uma enquete para verificar quais vantagens foram cortadas e discutir na semana que vem.

Os retroativos que estão sendo pagos, o executivo afirmou que, por conta da folha de décimo terceiro, folha do mês de dezembro com aumento de 5% e a folha de 1/3 de férias, voltará a ser pago a partir de fevereiro.

No quesito profissionais em regime REDA, embora não tenha havido consenso, pois o executivo definiu que os contratos serão renovados com suspensão dos vencimentos, a comissão deixou claro a definição tirada em congresso. Segundo o congresso da categoria, o ano letivo precisa começar com todos os profissionais nas escolas, caso contrário tomará as medidas cabíveis nos órgãos e poderes competentes para tal. Assim, a comissão exigiu que os profissionais em regime REDA sejam convocados para participarem da Jornada Pedagógica 2023.

Na segunda-feira (19), haverá nova reunião para dar continuidade às discussões.

Lauro de Freitas, 14 de dezembro de 2022.
COMISSÃO DA ASPROLF