Assembleia: Trabalhadores suspendem greve e mantêm estado de alerta

0
477

A categoria reivindica solução para os problemas que tornaram este, o pior ano para a educação de Lauro de Freitas

Os trabalhadores da educação de Lauro de Freitas, realizaram na manhã de hoje (3), uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a proposta lançada em reunião emergencial ocorrida  na noite de ontem (2), entre a Prefeita Moema Gramacho e a Diretoria Executiva da Asprolf.

A Greve Pelo Direito à Educação, deflagrada na última quarta-feira (26), com início para o dia de hoje, foi consequência dos muitos problemas que vêm sendo apontados pela classe trabalhadoras há meses, e que, mesmo negociando, a prefeitura deu resposta satisfatória. Porém, na noite desta terça-feira (2), a prefeita chamou a Asprolf para uma reunião extraordinária e, ao contrário do dito na última mesa de negociação, trouxe um avanço para a negociação e fez uma proposta de pagar o piso respeitando a carreira.

O sindicato então, apresentou essa proposta à plenária, que, entendendo a disposição do Executivo para negociar, suspendeu a greve por tempo indeterminado que iniciaria nesta quarta-feira, mas mantendo o Estado de Greve. A classe trabalhadora, aprovou uma Paralisação de 72h em Defesa do Direito à Educação, que começou hoje e vai até esta sexta-feira (5). Na segunda-feira, dia 8, haverá aula normal e no dia seguinte (terça, 9/05), os trabalhadores se reunirão em nova assembleia para apreciar o retorno do governo às contrapropostas pautadas e aprovadas hoje.

Na plenária de hoje, a Asprolf apresentou a proposta do Executivo para apreciação da classe trabalhadora que lançou como contraproposta a suspensão do início da greve marcada para hoje (3), e manutenção do estado de greve. Paralisação de 72 horas começando hoje (quarta, quinta e sexta). Retorno das aulas na segunda-feira (08/05). 

Na terça-feira (9), haverá uma nova assembleia geral extraordinária para apreciar a contraproposta apresentada pela categoria ao governo municipal com a resposta, qual seja:

  1. Atualizar o Piso Salarial Nacional na carreira do magistério, escalonado em 4 (quatro) vezes, sendo: 3% em maio e 4,75% outubro, respectivamente em 2023; mais 4,75% em fevereiro e 3% em abril, respectivamente em 2024, condicionado às contrações de pessoal de apoio para resolver o défict de pessoal nas escolas;
  2. Atualização do Piso Salarial Nacional dos Profissionais em Regime Reda agora neste mês de maio;
  3. Comissão de análise e ajuste da reserva de carga horária dos profissionais em Regime Reda para implementar a partir de junho deste ano;
  4. Garantia de continuidade dos contratos Redas com vencimento no final do ano letivo;
  5. Entregar o Projeto de Lei do Plano de carreira dos profissionais Auxiliares de Classe ainda essa semana para Câmara de Vereadores a ser votado na próxima quarta-feira (10/08), para que seja pago esse novo Plano na folha de maio;
  6. Aumento do auxílio alimentação para R$ 20,00 (vinte reais);
  7. Cumprimento do Ofício Nº 37/2023, que trata do pagamento dos retroativos e das avaliações de desempenho, das licenças prêmios, das licenças pecúnias, das licenças para estudo e agilizar os processos administrativos;
  8. Atualização das gratificações incorporadas que estão congeladas;
  9. Comissão para tratar dos problemas infraestruturais, de materiais de insumo e de contratação de servidores da educação.

Essas contrapropostas foram elencadas em documento ofício e entregue na tarde de hoje à Secad – Secretaria Municipal de Administração. O sindicato aguarda resposta do Executivo Municipal para debate com a base na próxima assembleia, terça-feira (9), às 9h, na Afpeb.