Categoria aprova avanços na pauta e apresenta contraproposta de atualização salarial

0
1181

A assembleia geral extraordinária dos trabalhadores em educação de Lauro de Freitas ocorrida na manhã de hoje (07), no espaço do restaurante D’Meg, discutiu as respostas da prefeitura para a Pauta Reivindicatória da categoria.

Essas respostas que foram passadas pelo presidente da ASPROLF, Valdir Silva referem-se ao incremento em 15% escalonado para os profissionais que atuam em salas multifuncionais, reajuste no vale alimentação, regularização dos processos, Vale Cultura, pagamento de retroativos atrelado ao recebimento dos precatórios do FUNDEF, da oferta de cursos de Mestrado e Doutorado em parceria com UFBA e UNEB e por fim, do índice proposto pela prefeita Moema Gramacho para a atualização do piso dos profissionais da educação.

Foram criadas comissões para debater assuntos que exigem estudos mais aprofundados ou acompanhamento nas execuções, como a de plano de carreira para os profissionais Auxiliares de Classe; a criação Vale Cultura – para criar critérios que garantam a que a utilização do valor beneficie a produção cultural local; a questão do corte do auxílio transporte sofrido por alguns servidores por um desentendimento da SECAD – a comissão vai avaliar caso a caso a necessidade da quantidade diária de vale transporte; acompanhamento da parceria com a UFBA e UNEB para oferta de cursos de mestrado e doutorado; uma comissão para viabilizar a criação do Fórum Municipal de Educação e por fim, uma comissão com representantes da ASPROLF , que a pedido da prefeitura, acompanhará a realização do concurso público, que segundo Moema, terá edital divulgado ainda este ano.

Salário

Com 95% de avanço na pauta, a cereja do bolo é índice de atualização salarial da educação. O último índice apresentado pelo executivofoi de 4,17% escalonado em 3 vezes com a última parcela em dezembro. A contraproposta apresentada pelo sindicato e referendada pela base foi de 5% em 3 vezes ou 4,17 escalonado em abril e agosto. A decisão da base será levada ao Executivo na próxima reunião de negociação.