Certificação de Gestores Escolares: Ninguém mais vai tirar a consulta pública das escolas, avisa ASPROLF

0
1113

Moema anunciou que fará reunião para definir a eleição nas 7 escolas que tiveram o pleito suspenso, elogiando o sindicato destacou que a luta da ASPROLF garantiu este momento, e avisou à categoria: “vocês estão muito bem representados”

A ASPROLF participou na manhã de hoje (15), na Escola Municipal Dois de Julho em Itinga da mesa na culminância do curso de Formação para Gestores e Vices Gestores, eleitos na última Consulta Pública em novembro do ano passado, além dos representantes das sete escolas que tiveram o pleito suspenso e prorrogado para este ano.

A mesa com amplos debates sobre o tema, também recebeu o professor mediotec do IFBA e representante da SEC Bahia no Conselho de Educação Continuada, René Pimentel que sugeriu ao Executivo municipal da educação a leitura ‘Pensando Educação com os Pés no Chão – Reflexões de Meio Século de Sala de Aula’ de Tânia Zagury e falou da importância de entender os indicadores da educação; e o professor, advogado e ex-parlamentar Zilton Rocha (criador da lei que o institui Eleição Diretores Escolares), que lembrou o quanto é valioso o processo democrático dentro das escolas públicas.

Presente para a certificação dos gestores, a prefeita Moema Gramacho destacou que o momento refere-se a uma promessa dela aos trabalhadores da educação, que enfrentou inúmeros entraves para não acontecer, mas não fosse a gigantesca luta constante da ASPROLF não aconteceria. “Graças ao excelente trabalho da ASPROLF estamos hoje certificando os gestores e vices eleitos em novembro de 2018, e quanto às 7 escolas que ficaram fora do pleito, voltaremos a nos reunir para fechar essa demanda,” disse Moema enfatizando o bom diálogo com o sindicato que, nas palavras da dela, “cumpre muito bem o trabalho de reivindicações e defesa da educação pública de qualidade e pelos direitos dos trabalhadores em educação, “vocês estão muito bem representados.

Valdir falou sobre o processo do golpe e da reconquista da consulta pública nas escolas da rede municipal de Lauro de Freitas e agradeceu à prefeita pelo cumprimento da promessa com a categoria.  “Nós sabemos o que enfrentamos durante o processo, publicava edital, republicava edital e a prefeita enfrentando tudo e conseguiu exatamente que fazer com que a Consulta Pública acontecesse. Aconteceu, e aqui vai um recado: NINGUÉM MAIS VAI TIRAR.”

Entrega dos certificados

Na entrega dos certificados pela prefeita, os gestores discursaram sobre o momento e a luta pela democracia dentro das escolas. Ana Rita Souza Pires, gestora da escola municipal Eurides Santana, agradeceu e elogiou o sindicato reiterando a fala da ASPROLF: “a eleição é nossa, lutamos por isso e seremos sempre resistência!”