CMEI Dr Djalma Ramos lança e-book de Arte Culinária Afro-brasileira

2
1089

Ilustrado pelas crianças, o livro em formato digital – “Sabores & Saberes: Arte Culinária Afro-brasileira,” é uma experiência rica em histórias e memórias afetivas da comunidade de Vida Nova 

Cultural na metodologia de aplicação da educação antirracista, o corpo docente do CMEI Dr. Djalma Ramos lançou ontem, (18), o e-book “Sabores & Saberes: Arte Culinária Afro-brasileira”, fruto do projeto “Por uma Infância Escrevivente: práticas de uma educação antirracista”, desenvolvido em parceria com o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

Ilustrado pelas crianças do CMEI, o livro em formato digital, foi idealizado pelas professoras, e tem a participação mães, pais, avós e das próprias crianças, estudantes da creche e de fora. 

A publicação é parte de um conjunto de experiências que busca “dar visibilidade ao repertório de histórias e memórias afetivas das crianças, famílias e equipe pedagógica do CMEI Dr. Djalma Ramos, sobre práticas e saberes da tradição culinária local, na perspectiva de uma educação comprometida com os valores identitários da cultura negra e baiana.”

A obra vinha sendo desenvolvida desde agosto do ano passado com oficinas que registraram o passo-a-passo de cada receita, trabalhando as memórias das culinárias do cotidiano dos pequenos e da comunidade local, também com relato da história de cada protagonista. 

Não bastasse ter as crianças colocando suas mãozinhas nos desenhos das receitas, esse, que não é apenas ou simplesmente um livro de receitas, tem o prefácio escrito pelo Guardião do Pelô – o escritor, jornalista, poeta e dono do restaurante Cantina da Lua, Clarindo Silva -, que destaca, qual não deve ser a emoção da comunidade de Vida Nova vendo, através de seus depoimentos e memórias, suas arte e histórias de vida contadas na publicação!

“Sabores & Saberes: Arte Culinária Afro-brasileira” é um convite a um mergulho no universo de sabores, saberes e memórias do CMEI Dr. Djalma Ramos! Confira o livro e o vídeo de lançamento do projeto e delicie-se com as histórias e receitas!

Link para o e-book Sabores & Saberes: Arte Culinária Afro-brasileira:

E-book-Sabores-e-Saberes-Arte-Culinaria-Afro-brasileira-CMEI-Dr.-Djalma-Ramos

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Estou fazendo um projeto sobre comidas com meus alunos do primeiro ano do fundamental e gostaria de usar esse material como referência, mas não consegui baixar o livro, não tem o link aí, só da capa, e nem achei para comprar. Vocês têm o arquivo? Mioto obrigada desde já!

Comments are closed.