Comissão discute protocolos do retorno às aulas presenciais

0
1319

A segunda reunião da Comissão de planejamento do retorno às aulas na modalidade presencial, ocorrida na manhã de ontem (13), discutiu os protocolos sanitários e pedagógicos para o retorno dos alunos às escolas da Rede Municipal de Lauro de Freitas. 

A secretária Vânia Galvão trouxe uma novidade: enfim chegaram os tablets prometidos desde o ano passado, para os alunos da Educação Fundamental acompanharem as aulas remotas. “Falta instalar a plataforma de ensino e chips da Oi com acesso à internet,” completou.

Os equipamentos, segundo a SEMED, só devem chegar às mãos dos alunos no final deste mês de agosto. Isso porque a secretaria precisa de um tempo para registrar todos os tablets (fazer o tombamento); instalar a plataforma Davi, para transmissão das aulas e o chip com internet. 

O presidente da Asprolf, Valdir Silva, falou da importância do trabalho da Comissão, num contexto em que Redes de Ensino como o Estado e a capital, ao invés de negociar um retorno seguro para todos, preferem colocar vidas em risco, Lauro de Freitas  sai na frente por ter sempre um diálogo aberto com o sindicato e os demais representantes da sociedade civil. “O trabalho desta comissão é feito com competência, porque aqui em Lauro de Freitas a gente se preocupa sim com o ensino-aprendizagem. Porém todos temos plena consciência de que essencial é a vida. Não se recupera uma vida perdida. Ano Letivo recupera-se.”

A SEMED apresentou proposta de protocolo pedagógico de retorno às aulas semipresenciais, apresentou a Plataforma Davi e os números relacionados ao controle da COVID no município. A proposta pedagógica apresentada centra-se na autonomia das escolas em definir seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridas mas aponta para divisão de turmas na metade do quantitativo de alunos por sala; intercalando semanalmente um grupo com aulas presenciais – na escola, recebendo conteúdo teórico; e o outro em casa pela plataforma Davi.

Os representantes das escolas que compõem a comissão, farão uma reunião com o corpo docente, levando as propostas apresentadas e na próxima reunião trarão a devolutiva. A comissão de planejamento do retorno às aulas presenciais volta a se reunir na próxima sexta-feira, dia 20/08.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here