CONFERÊNCIA LIVRE DA COMUPE REALIZADA COM SUCESSO

0
560
Com participação de diversos setores da sociedade civil de Lauro de Freitas, foi realizada ontem, dia 28 de fevereiro, pelo CME – Conselho Municipal de Educação, na Escola Municipal Dois de Julho, a Conferência Livre (a pré-conferência) da COMUPE – Conferência Municipal Popular de Educação que será realizada nos dias 9 e 10 de março no mesmo local. A Conferência Popular de Educação em suas etapas municipais, estaduais e na etapa nacional tem como principal meta promover um amplo e democrático processo de participação da sociedade no monitoramento das metas do PNE. 

A COMUPE visa monitorar as metas no Município assim como servir como etapa preparatória para a Conferência Estadual. Nesse sentido, a participação popular é importantíssima, pois é a comunidade local a principal interessada na busca de melhorias e de maiores investimentos na educação pública. 

A Mesa de abertura, presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Educação Rafael Henrique, foi, também, composta pela professora Maria de Fátima Urpia representando a Unidade avançada da UNEB em Lauro de Freitas, pelo Secretário de Educação Paulo Gabriel Nacif representando o poder executivo Municipal, pelo presidente do CACS-FUNDEB professor Jaguaracy Conceição, pelo professor Rodrigo Pereira representando a Faculdade de Educação da UFBA e pelo Presidente da ASPROLF Valdir Silva. 

No encontro, apoiado decisivamente pela ASPROLF, estiveram também presentes representantes de pais de alunos do Movimento Negro, da Comissão de Educação da Câmara de vereadores represetada pelo vereador Edvaldo Palhaço, presidente da referida Comissão, assim como inúmeros trabalhadores em educação do município. As palestras da noite ficaram por conta do professor, presidente da ASPROLF, Valdir Silva, que apresentou um histórico da FNPE e da CONAPE que nasceram como contraponto às medidas desmobilizadoras do governo Temer, e do professor Rodrigo Pereira, que fez uma contextualização da situação da educação no âmbito do golpe e apresentou números da educação com base no PNE. 

Ao final das exposições vários conferencistas fizeram perguntas e explanações sobre as questões levantadas pelas palestras. O sucesso da pré-conferência indica o comprometimento da sociedade de Lauro de Freitas com a educação e o desejo de lutar por educação pública de qualidade. A ASPROLF incentiva e convoca todos os trabalhadores da Educação a participar da Conferência nos dias 9 e 10 deste mês. Haverá atestados para o dia 9 e certificados com carga horária referente às duas etapas da Conferência.