I Fórum de Professores Negros: Educação Antirracista é uma questão de resistência

0
175

Mediada por Debora Cruz e Rafael Henrique – presidente do CME e diretor da Asprolf Sindicato, a primeira mesa institucional do I Fórum de Professoras e Professores Negras e Negros de Lauro de Freitas debateu a Educação Antirracista com as professoras convidadas Iêda Leal e Ana Célia da Silva e pelo professor e vereador Silvio Humberto.

A professora e escritora Ana Célia da Silva, abriu a fala sobre a necessidade da desconstrução do pensamento racista nas escolas. 

Criador do primeiro pré-vestibular para negros – projeto que deu oportunidade para estudantes pretos e pobres a sonhar com o acesso à universidade, o professor Sílvio Humbrto.

A importância desse Fórum é fazer uma crítica sobre o que está sendo feito. “Tem uma frase que diz que ‘cada geração precisa saber qual é a sua missão,’ e quando você sabe qual é a sua missão você precisa cumpri-la,” desafiou.

Iêda Leal, que também é secretária de combate ao racismo da CNTE destacou a necessidade de estudar as pistas para nossa atuação étinico-raciais e a (Pensar Africanamente no Youtube). Na fase das respostas da plenária, Iêda destacou que deve haver sensibilidade e valorização das diferenças das crianças dentro dos espaços educativos no momento do ensino da prática da educação antarricista. “Ensinar as as crianças do pequeninho ao grandão que o reconhecimento e valorização é tão possível como essenciais.” 

A mesa encerrou como uma mensagem da necessidade de uma resistência sistemática ao racismo, à opressão e a tarefa do fazer a educação antirracista. Fora Bolsonaro!!

“Tudo sempre parece impossível até que alguém venha e faça.” Nelson Mandela.

Acompanhe o I Fórum de Professoras e Professores Negras e Negros de Lauro de Freitas de Asprolf no YouTube no canal Asprolf Tv – https://www.youtube.com/watch?v=hqdsPTOy8F4

 #asprolfsindicato #iforumdeprofessoraseprofessoresnegrasenegrosdelaurodefreitas #seminariopretainfancia #escrevivenciasinfantis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here