Plenárias exigem respostas e ações do Executivo

0
500

A ASPROLF concluiu, na última terça (13), a série de Plenárias propostas para escutar as demandas da categoria. Nos dias 12 e 13 ouvimos gestores, coordenadores, profissionais em Regime REDA e profissionais que atuam na Educação Especial.

As Plenárias com Gestores, Coordenadores e com os profissionais da Educação Especial seguiram a característica das plenárias anteriores e trouxeram muitas queixas e demandas ligadas à melhoria das condições de trabalho. Entre essas questões, coordenadores e gestores defenderam a criação de critérios  para contratação de pessoal de secretaria, a fim de garantir que as pessoas contratadas consigam realizar as atividades necessárias ao apoio administrativo no ambiente escolar e que a SEMED inicie o processos de discussão e preparação da Rede para o Pós-pandemia.

Na Plenária dos trabalhadores da Educação Especial a grande queixa foi referente à situação das Salas de Recursos. Os profissionais apontaram a existência de salas úmidas, sem ventilação, em locais inadequados ao desenvolvimento do trabalho. “Algumas salas de recursos foram criadas de forma emergencial, no improviso e estão em situações precárias”, disse professora que espera que as Reformas, já iniciadas na Rede, incluam as salas de recursos.

Os profissionais em Regime REDA informaram que fizeram seleção com edital no valor de R$2886,15, mas que receberam apenas 2.746,65 em desacordo com o estabelecido pelo Edital. Também se queixaram do atraso na entrega dos certificados do curso IBRADESC, fato que prejudicou esses profissionais na entrega dos títulos. O presidente da ASPROLF, Valdir Silva reafirmou que a luta pela equiparação salarial dos profissionais em Regime REDA continua, mas com a atuação do SindReda a luta ficou fragilizada.

Além do já exposto, as Plenárias definiram as seguintes reivindicações e propostas:

Gestores e Coordenadores

  1. Correção dos vencimentos dos 12 coordenadores que estão com seus salários defasados por erros do Executivo.
  2. Contratação de funcionários para as Creches
  3. Inclusão da pré-escola no recebimento dos Tablets
  4. Construir Plano para o Pós-pandemia
  5. Definir critérios técnicos para contratação de pessoal de Secretaria

Profissionais em Regime REDA

  1. Concurso Público
  2. Rever erro no pagamento dos salários dos profissionais em regime REDA
  3. Revisão do Edital REDA para equiparação salarial

Profissionais da Educação Especial

  1. Pagamento do restante das gratificações de 30%, acordadas em 2019
  2. Reforma,e reposição dos materiais das Salas de recursos
  3. Ampliação do número das Salas de Recursos no Município
  4. Implementação de Centro de Apoio Pedagógico
  5. Contratação de interpretes para acompanhar os alunos surdos nas aulas remotas