Professora de Lauro de Freitas lança livro “Ateliê de Filosofia na Escola” nesta quarta-feira (7)

0
536

Com propostas de intervenções didáticas a partir das ferramentas da Filosofia e das Artes, a pesquisadora e professora do município de Lauro de Freitas, Raquel dos Anjos, lançará o livro “Ateliê de Filosofia na Escola – Experimentações para os Anos Finais do Ensino Fundamental” durante o 43° Festival de Livros e Autores da Editora da UFBA (EDUFBA), que acontece nesta quarta-feira (7/12), às 17 horas, no Museu Rodin, no bairro da Graça, em Salvador. 

Para Raquel, a Filosofia na escola, é um caminho para manter acesa a chama da vontade de saber em crianças e adolescentes que estão na fase mais importante da aprendizagem, construindo as bases dos seus conhecimentos. Mas a escassez material, em especial, de conteúdo didático específico para trabalhar a Filosofia junto a este público se tornou um dos maiores desafios enfrentados pelos educadores na atualização. Foi justamente essa escassez que a instigou a elaboração dessa obra, que integra outras atividades pedagógicas..

“Fomentar o filosofar na escola é importante e necessário na medida em que a escola é o lugar da construção dos saberes, do pensamento, o que é a vocação da Filosofia. Quando sugerimos um Ateliê de Filosofia na Escola, estamos propondo que a escola seja, de fato, um espaço-tempo de construção de pensamentos, conhecimentos e saberes. E isso tem sido urgente em tempos de desencantamento e crise na educação”, ressalta, Raquel dos Anjos.

O livro físico “Ateliê de Filosofia na escola – Experimentações para os anos finais do ensino fundamental” já está disponível no site da EDUFBA ou através do Instagram @ateliefilosofianaescola.

Fonte: Raquel dos Anjos