Projeto Memórias de Afeto tem como inspiração o livro Rainhas

0
1048

Ainda em produção, o projeto pedagógico Memórias de Afeto da Creche Maria Ferreira, de autoria da professora e coordenadora pedagógica Carla Pinheiro com corpo docente em coletivo com a comunidade escolar, foi apresentado ontem (01/12), no espaço de brincadeiras da creche.

Inspirado no  livro infantil Rainhas da escritora Ladjane Alves, o objetivo do projeto é, de forma lúdica, contar as memórias afetivas que fazem parte do processo de desenvolvimento das crianças. 

Além de trabalhar com Rainhas, o Memórias de Afeto tem na produção um vídeo que retrata o processo de construção do projeto que inclui lives de contação de história, a rotina dos pequenos no espaço educativo que foram cuidadosamente pensadas em conjunto.

Mais que pensar na memória afetiva das crianças, o projeto também questiona qual o nosso papel na construção de memórias que energizam o corpo e a alma, sobretudo, nesse período tão turbulento de pandemia do COVID-19? Quais memórias guardamos da Creche Maria Ferreira? Quais as marcas queremos que se consolidem em nossas memórias e nas dos nossos pares, nossa família, nossa comunidade?

Carla destaca que embora no caminho trilhamos algumas estradas de caminhos tortuosos há um outro caminho em que as memórias positivas, especialmente, as Memórias de Afeto, cristalizam-se em nossas jornadas. “Buscamos fortalecer relações de afeto (antigas e novas que seriam construídas a partir do projeto), onde neste trajeto, as parcerias (amizades) construídas no afeto fizeram toda a diferença.” 

Confira o vídeo da pré-produção do projeto Memórias de Afeto.