REUNIÃO PARA DEFINIR A CONSULTA PÚBLICA PARA ELEIÇÃO DE DIRETORES E VICES TEM NOVA DATA

4
368

Esteve reunida, nesta terça-feira, as 9:30h, na Secretaria Municipal de Educação, a Comissão que trata da consulta pública para eleição dos cargos de diretores e vice-diretores das escolas da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas. 

A reunião teve início com a fala do diretor da ASPROLF Rafael Henrique destacando que houve quebra do acordo firmado consensualmente no âmbito da Comissão. Pois, ao final dos trabalhos da Comissão, formada paritariamente por membros do governo e da categoria, ficou acordado que nas escolas próprias do município, poderiam se candidatar apenas servidores concursados e nas escolas “conveniadas” (que na realidade são alugadas), concursados e não concursados poderiam concorrer. No entanto, a lei publicada indica que concursados e não concursados poderiam concorrer em qualquer escola.

O Secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, sugeriu que a prefeita encaminhou o projeto de lei formulado pela Comissão, no entanto a Câmara decidiu mudar a redação. 
Após a chegada da prefeita Moema, o diretor Rafael tensionou o debate afirmando que o que estava em jogo era a defesa da autonomia das escolas diante de práticas clientelistas que já são tradição no município. A mudança da redação por parte da Câmara indica um esforço de vereadores para continuar interferindo negativamente no desenvolvimento das escolas, fazendo delas meios para conquista de votos. 

A prefeita Moema Gramacho, indicou a impossibilidade prática de realizar as eleições em abril, devido a série de etapas que precisariam ser cumpridas para a publicação do edital. O Sindicato exigiu que os acordos fossem cumpridos, inclusive as datas, para garantir que o segundo semestre já inicie com os diretores e vices eleitos.

Outra reunião foi marcada para próxima terça-feira, dia 27 de março.

4 COMENTÁRIOS

  1. Para mim não foi nenhuma surpresa pois desde que foi publicado o mês de abril eu disse que não haveria eleição. E quais são as escolas conveniadas nesse município se o que há são escolas alugadas?

  2. Infelizmente nossos vereadores insistem em continuar monopolizando as nossas escolas.Porém, deveriam junto com a comunidade escolar se empenhar para às escolas públicas aumentar o seu padrão de qualidade no que diz respeito à sua estrutura física, aos equipamentos eletrônicos e pedagógicos e principalmente na valorização dos profissionais de educação. Apoiar a eleição para gestores é simplesmente demonstrar o seu compromisso com a comunidade e sua colaboração para uma sociedade amplamente democrática e educadora.

  3. Infelizmente nossos vereadores insistem em continuar monopolizando as nossas escolas.Porém, deveriam junto com a comunidade escolar se empenhar para às escolas públicas aumentar o seu padrão de qualidade no que diz respeito à sua estrutura física, aos equipamentos eletrônicos e pedagógicos e principalmente na valorização dos profissionais de educação. Apoiar a eleição para gestores é simplesmente demonstrar o seu compromisso com a comunidade e sua colaboração para uma sociedade amplamente democrática e educadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here