Seminário Educação Integral debate necessidade de mais políticas públicas 

0
343

Com o objetivo de refletir sobre a educação integral, em tempo integral no contexto da educação pública visando a qualidade nos processos de aprendizagem e social no nosso país, a Asprolf realizou na manhã de hoje (6), em parceria com a Semed o seminário Educação integral como eixo fundamental para a Educação Pública no Brasil.

Eixo fundamental quando se fala em educação pública, o tema foi debatido pela Professora e Doutora Jaqueline Moll, que destacou a importância das políticas públicas para o fazer educação de forma qualitativa. 

Dentro da realidade da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas, o professor e diretor sindical, Marcos Fellipe, lembrou que há projetos de destaque no município mas também existem algumas contradições quando há uma prefeitura que diz está preocupada com o Ensino Integral, porém, paralelo a isso atrasa o início do ano letivo, além precarizar a vida salarial do profissional Reda que recebem abaixo do piso salarial do magistério, entre outras situações constrangedoras. “Felizmente sabemos que tem gente verdadeiramente comprometida com a educação pública no município, por isso a nossa luta.”

 A plenária não deixou passar que, nos últimos 4 anos, a educação pública sofreu ataques gravíssimos com severos cortes de investimentos promovidos por um governo de Direita. Valdir Silva, presidente da Asprolf falou que é necessário fazer uma análise crítica do todo e aqui em Lauro de Freitas, é essencial que o município esteja alinhado com uma política pública de educação que de fato faça a diferença na cidade, no Estado e no País. O município precisa avançar ainda mais na garantia dessas políticas e investimento para educação dos filhos dos trabalhadores.