SIM… Religião e política se discute

0
1304

Pensar a religião criticamente é a tarefa que precede qualquer outra reflexão, assim pensava um filósofo que transformou a história do pensamento ocidental: Karl Marx.

Ultimamente, a religião voltou ao centro do debate político, no Brasil e no mundo. Não dá pra traçar qualquer diagnóstico de nosso tempo sem tocar nesse espaço da vida individual e social. No âmbito da educação, a religião sempre esteve presente, desde os primeiros modelos de educação formal até o atual momento. 

Enquanto na vida social a religião toma um lugar central, pouco se discute sobre esse campo da experiência humana nos espaços políticos e nos espaços de formação, vale ressaltar que este aspecto da vida é muito caro aos negros, não houve nenhuma revolução ou transformação social significativa entre os negros que não houvesse a religião envolvida, no entanto, é justamente nesse campo onde há as maiores discriminações e violências

Por entender a importância desse debate, especialmente na cidade de Lauro de Freitas, cidade intensamente religiosa, a ASPROLF reuniu as melhores vozes que tratam do tema no cenário Nacional para realizar um debate virtual com nossa Rede, nesta terça-feira às 20:30h.

Marcos Monteiro é teólogo, Mestre em Filosofia pela UFPE, escritor e educador popular é membro da Fraternidade Teológica Latinoamericana e a referência sobre o tema no Nordeste. Zózimo Trabuco é Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de JAneiro, onde sua tese foi  consagrada a melhor tese do ano em 2015, a partir desta tese escreveu o livro “À direita de Deus, à esquerda do povo” pela editora Sagga. Nívia Dias é candomblecista e cristã, Mestra em Educação pela UNEB, educadora social e atualmente é vice-presidente da Aliança de Batistas do Brasil.

Vale a pena parar uma hora e meia do seu dia para ouvir!

Estaremos ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook