Sindicatos unificam luta e criam Frente pela garantia dos direitos dos trabalhadores 

0
1472

As representações dos Servidores municipais de Lauro de Freitas, reunidas nesta tarde (23/06), para discutir ações diante do cenário supressão de direitos dos trabalhadores em especial o não pagamento da antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário, decidiram pela criação de uma Frente para fortalecer e unificar a luta pela manutenção e ampliação dos direitos dos Servidores públicos municipais.

Composta inicialmente pela ASPROLF, ASSEPMULFE, ASGUALF, ASATELF, SEEB, ASSMOLF, ABASA, APAFAT-LF, ASMEA, SINDFARMA, SINPSI-BA ASFAULF, INFITO, SINDACS, SINTEFEM, SINDIMED e SASB; a Frente  unifica a luta para garantir direitos, a exemplo da antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário, andamento aos acordos coletivos 2020 e pendências (processos parados, retroativos, etc.).

Principal assunto da pauta, a notícia foi de última hora dada pela prefeitura aos trabalhadores de que não haverá antecipação do 13º nesse mês de junho (como já é cultura), pegou os trabalhadores de surpresa e pior, prejudicou de forma grave a vida financeira de todos eles.

O Executivo só informou o não pagamento passada a data do depósito do vencimento, e alega dificuldade financeira sem apresentar as contas para justificar tal ato. Preocupados com a situação, os trabalhadores solicitaram de suas representações a busca de resposta. A prefeitura havia marcado para ontem (22/06) à tarde uma reunião para prestação de contas, mas seguiu uma cultura de quebra de palavra e não fez a reunião.

A Frente já formada deliberou que exigirá a demonstração das contas para ofertar ao município formas de cumprir com o pagamento do décimo terceiro em data próxima. Os serventuários também deliberaram por uma moção de repúdio à Prefeitura pelo desmarcação da reunião em ultima hora. “Isso mostra que a prefeitura não está respeitando os servidores e muito menos se importando com suas necessidades.”