XI Congresso da Asprolf

0
548

“A Educação Brasileira: ranços e avanços” será tema do XI Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF) que terá início na próxima quarta-feira, 09, às 08h, na Escola Municipal 2 de Julho, na Itingar, que contará com a participação de todos/as trabalhadores/as em educação (professores, coordenadores, diretores e vice, e todo profissional de serviço de apoio: merendeira, agente de portaria, agente de limpeza, secretário escolar, etc.).

No primeiro dia do evento, uma mesa de conjuntura educacional será instalada para debater o tema em nível nacional, estadual e municipal. Foram convidados para esse momento representantes de outros sindicatos da educação, de centrais sindicais e de Confederações. Além de representantes do movimento social e sindical, foram também convidados representantes do Poder Executivo para participar do debate.
Nos dois últimos dias (10 e 11 de novembro), a categoria, além de participar de outras palestras (sobre Piso e Carreira, PNE, Servidor e Previdência Social e Transparência e Controle Social), discutirá propostas e construirá a Pauta Reivindicatória de 2012. Será também pauta do congresso o desrespeito do governo municipal com as comissões de educação tiradas em mesa de negociação. A proposta da ASPROLF, caso o governo continue tratando a educação com descaso, é não iniciar o ano letivo de 2012, ou seja, paralisação das aulas antes mesmo de elas começarem.
Outra ação importante no XI Congresso é o abaixo-assinado que a ASPROLF fará contra o Edital do Concurso Público que abre vagas para professores em regime de 40h e que abre vagas para o cargo de coordenador escolar sem observar o Estatuto do Magistério.