XIV Congresso ASPROLF: Trabalhadores em educação foram às ruas contra a violência nas escolas e pela paz

0
496
Hoje o XIV Congresso ASPROLF vai receber a juíza Antonia Faleiro da Vara da Infância e Adolescência que vai discursar sobre a violência dentro das escolas

Com o lema Caminhada pela Paz: A Vida não Precisa de Violência, a Escola Também Não; a ASPROLF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município de Lauro de Freitas, fez na manhã de hoje (07) juntamente com os trabalhadores em educação do município, no bairro de Itinga, do Largo do Caranguejo até a escola municipal Dois de Julho, local onde está acontecendo o XIV Congresso da ASPROLF, desde o dia 05, com encerramento no final da tarde de hoje (07).
No Ato, foi discutido a violência contra profissionais da educação dentro das escolas, situação cada vez mais recorrente não apenas na Bahia, mas em todo o País. Como destaque de dois graves casos, o primeiro mais especificamente no mês de setembro em Lauro de Freitas, a diretora, Luzinete Lima, e a vice, Marilene Silvestre da escola municipal Santa Júlia em Itinga, foram vítimas de agressão verbal e fortes ameaças de um pai de aluno, inconformado por ser chamado para falar do comportamento errôneo do filho na unidade escolar. No segundo caso, esse ocorrido na última quarta-feira (05), uma professora de uma escola no bairro da Mata Escura em Salvador, foi envenenada por três alunos de idade entre 7 e 8 anos. O que parecia um agrado, quase terminou na morte da educadora, que recebeu das crianças, um “inocente” biscoito recheado, que dentro continha uma dose de chumbinho – um tipo de veneno letal usado pra matar rato. A professora só não foi a óbito, porque eles tiveram o “cuidado” na dosagem pra que ela não percebesse.
Hoje um dos temas do XIV Congresso ASPROLF vai discutir a violência dentro das escolas – Judiciário: Escola, Família e Sociedade, e terá como palestrante uma juíza da Vara da Infância, Juventude,  Antonia Faleiro, que vai esclarecer, do ponto de vista do judiciário. Além do tema violência no ambiente escolar, hoje a mesa vai fazer a prestação de contas e orçamento da ASPROLF.