XX Congresso da Asprolf: Online e presencial trabalhadores discutem os rumos da educação pública pós pandemia

0
546

Começou hoje e vai até amanhã (09 e 10/11), no restaurante D’Meg, o XX Congresso da Asprolf que nesta edição debate o tema EDUCAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS NO BRASIL PÓS PANDEMIA, com o objetivo de traças estratégias para o enfrentamento da crise na educação pública ante toda a mudança no contexto escolar em função da pandemia do novo coronavírus.

Essa edição do congresso da Asprolf ocorre de forma diferenciada por conta dos protocolos da OMS para combate e prevenção à covid-19. Respeitando o espaço físico do evento foram disponibilizadas 50 vagas presenciais e 500 online via plataforma Zoom Meting para filiados; e aberto ao público pelo Youtube no canal Asprolf Tv.

Aberto pela diretoria executiva do sindicato, o Congresso é um momento de refletir o que foi esse ano e de preparar as lutas para o ano seguinte, e é por isso que a Asprolf realiza anualmente essa plenária para ouvir sua categoria e junto a ela construir coletivamente as estratégias de luta que culminam também na pauta reivindicatória da classe trabalhadora.

E nesse ano atípico, as reflexões da plenária gira em torno de se pensar não apenas na aplicação efetiva do ensino aprendizagem para nossos alunos para 2021, mas também nas novas condições de trabalho dos profissionais da educação. “É preciso saber como a gente vai lidar com os profissionais que são apoio administrativo e pedagógico, como os auxiliares de classe e os cuidadores.” E este é um dos pontos, conforme destacou o presidente da Asprolf – Valdir Silva, da pauta reivindicatória 2021.

A mesa do primeiro dia é uma mesa de reflexão da conjuntura política, apontando os pontos necessários para a pauta reivindicatória dos trabalhadores em educação do ano que vem.

A diretoria destacou esse novo momento de luta, dentro das restrições impostas pela necessidade do isolamento social, e fez uma saudação especial em nome das vítimas da pandemia.

Washington Cardoso (diretor de assuntos educacionais da Asprolf), destacou que o congresso da Asprolf é um importante espaço de debate e celebração da nossa luta e também análise do que fazer ao longo de 2021.

A plenária segue na terça-feira (10), com novos debates e sorteio de celulares e notebooks para os inscritos e credenciados neste primeiro dia do XX Congresso.