Auxiliares de Classe: SEMED define comissão do Plano de Carreira

0
1071

Na mesma reunião com a Asprolf, a secretária Vania Galvão, informou que ainda nesta semana será enviada para a SECAD a lista de enquadramento do Fundamental I

Conforme deliberada na reunião remota dos Auxiliares de Classe ocorrida ontem (09), hoje, 10/02, a Asprolf representada pelo presidente Valdir Silva e pelos diretores Washington Cardoso e Marilene Santos, e o representante da categoria, Márcio Loureiro, estiveram com a secretária Vânia Galvão para debater os pontos discutidos pelos trabalhadores.

As principais pendências do governo apontadas na reunião: enquadramento, avanço no Plano de Carreira, a inclusão dos Auxiliares no bônus indenizatório e as atribuição dos profissionais nas aulas remotas, foram debatidas com a SEMED.

Sobre a demanda do enquadramento, Márcio lembrou que o governo está em dívida com os profissionais desde 2017, quando assegurou que daria o enquadramento. A secretária Vania pediu um levantamento do quantitativo de Auxiliares de Classe que desejam enquadrar e afirmou que tendo esse número exato, há possibilidade de enquadrar imediatamente.

Marilene, diretora da Asprolf e representante dos Auxiliares de Classe, falou da angústia dos profissionais quanto a falta de demanda na contribuição pedagógica para as aulas remotas, a SEMED respondeu vai preparar um documento elencando as atribuições exatas dos Auxiliares nesse processo e enviar para os gestores escolares.

Outro tema que gerou bastante inquietação na classe trabalhadora foi o Plano de Carreira.  Ficou deliberado a formação de uma comissão para a construção da carreira tanto nas definições das atribuições, quanto na inclusão da tabela de de progressão; itens que o Executivo ficou devendo quando incluiu os Auxiliares no antigo Estatuto do Magistério, atual Estatuto dos Servidores da Educação Básica. A secretária concordou, e estabeleceu que os trabalhos dessa comissão (composta pela Asprolf, SEMED, representante dos Auxiliares de Classe, um coordenador pedagógico e um gestor escolar) começam no próximo dia 22, às 14h na sede da SEMED.

Ainda nessa mesma reunião a SEMED pediu que a Asprolf indicasse os representantes para comissão de elaboração de regimento da composição do Fórum de Pais. A secretaria também sugeriu que paralelo à comissão dos Auxiliares de Classe, outra para debater de forma geral a reestruturação do Estatuto dos Servidores da Educação Básica.

No final da reunião, Valdir questionou a falta da divulgação da lista de enquadramento, que já havia sido garantido pela prefeita Moema Gramacho e Vania disse que a lista vai ser enviada para a SECAD ainda esta semana para posterior publicação no Diário Oficial.