Com a mensagem de identidade e reconhecimento livro Rainhas é lançado para crianças da Escola Paulo Freire

0
1168

Com direito à tarde de autógrafo com a autora Ladjane Alves, as crianças também aproveitaram para homenagear as mães, as verdadeiras Rainhas

A Escola Municipal Paulo Freire, promoveu na tarde desta sexta-feira (24), o lançamento e tarde de autógrafos do livro Rainhas, da coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Ladjane Alves, além da festa em homenagem ao Dia das Mães, as verdadeiras Rainhas.

Abraçado pelo corpo pedagógico da escola desde 2018, o livro Rainhas que além de ser uma homenagem às ‘mainhas e Rainhas’ da comunidade, trata e trabalha identidade e empoderamento tanto das mães negras da comunidade escolar, quanto das filhas e filhos. “A Paulo Freire vem desenvolvendo dentro da história do livro, projetos que incentiva a criança valorizar as Rainhas que cuidam delas: mães, avós, tias, etc; ’ contou a professora Josimeire Cardoso.

Autora do livro, Ladjane Alves, destacou e agradeceu o apoio da ASPROLF dizendo que vê esse apoio como um ato de valorização do ensino e dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de educação na rede. Para a autora Rainhas representa uma demarcação de fala, de reconhecimento das mulheres populares, na sua maioria negras e grandes rainhas. “Espero que cada criança, cada menina, cada menino (re)encontre com as Rainhas de suas vidas, as (re)conheçam através de uma narrativa que confirmam nossa força e poder. Que olhem cada mainha, voinha e vizinha entendendo que elas lhes fazem diariamente, com muita dignidade, reis e rainhas”.

O presidente da ASPROLF, Valdir Silva, agradeceu o destaque ao sindicato e afirmou que o livro e a homenagem às mães representam a expressão de reconhecimento e da luta de cada mãe no cuidado com seus filhos. “A gente entende que a importância do livro em si, numa literatura que trata da nossa realidade abrindo caminhos para a valorização de nós mesmos e de quem cuida de nós, que são nossas Rainhas. Parabéns Ladjane, para às mães e parabéns também para escola que adotou o livro no trabalho com as crianças”.

Os pequeninos não escondiam a alegria em ter seu primeiro livro autografado por uma autora do convívio deles. Ladjane aproveitou para revelar que a pedido da comunidade escolar, está sendo produzido com a ajuda das crianças da escola, o livro Reis, que vai retratar a vida dos pais. O livro tem previsão de lançamento para 2020.