Jornada Pedagógica: ASPROLF destaca diálogo para avanço da educação

0
1131

Com o tema ‘Escola, Cultura Digital e Base Nacional Comum Curricular,’ a Jornada Pedagógica 2019 da SEMED foi aberta na noite desta segunda-feira (25), no Cerimonial Cosme e Damião (Caji), pela prefeita Moema Gramacho, falou da importância do tema desta edição e, ao saudar a mesa, fez um discurso de reconhecimento à luta da ASPROLF em prol dos trabalhadores municipais da educação de Lauro de Freitas. Em seu discurso, Moema destacou a importância de ter um sindicato autônomo, combativo e que preserva um bom diálogo com o Executivo. “A gestão municipal respeita a entidade ASPROLF, e temos trabalhado juntos para garantir não só a recuperação do FUNDEF como também o FUNDEB permanente. Assumimos o compromisso com a categoria da libração de processos antigos que já vem sendo publicados desde junho do ano passado, assim como a volta da Consulta pública nas escolas da rede.” Ela também aproveitou para informar que o pagamento dos salários será realizado antes do Carnaval.

Entre os convidados da mesa estavam o presidente da ASPROL, Valdir Silva, e o Diretor de Política Sindical, Rafael Henrique, representando o CME – Conselho Municipal de Educação. Na sua fala, o presidente da ASPROLF disse que Lauro de Freitas precisa ser conhecida como a cidade da educação pública de qualidade, e não apenas como Lauro. Valdir também informou à categoria presente que a ASPROLF, representando a FTE-BA, Federação Trabalhadores da Educação dos Municípios da Bahia, esteve na ALBA com o deputado Marcelino Galo e o presidente da UPB construindo uma agenda, já para o dia 12/04, para tratar de financiamento da educação. “A gente sabe que está desfavorável pra todo mundo, queremos dialogar enquanto sindicato com os prefeitos da Bahia, porque a dor não é só em Lauro de Freitas. No entanto, aqui em Lauro, estabelecemos um processo diálogo, com o objetivo de garantir a valorização da categoria e para que a prefeitura seja reconhecida como uma prefeitura progressista que acredita na educação e em seus trabalhadores.”

Valdir aproveitou o momento para convidar a prefeita para a festa de 30 anos de fundação da ASPROLF, que será em abril. A ASPROLF completará no dia 13 de abril, 30 anos e nessas três décadas de existência se tornou um sindicato forte, combativo e com grande representatividade dentro e fora do município. Uma série de programações estão sendo pensadas para a celebração desses 30 anos que vem fazendo valer a luta dos trabalhadores da educação pública de Lauro de Freitas.