[BA] 19º Congresso da Asprolf debate estratégias de luta dos trabalhadores da educação

0
2041

Giro pelos Estados06 Novembro 2019 – 16:13h

2019 11 06 giro ba


Neste primeiro dia de debates, os palestrantes sinalizaram para os riscos das propostas e reformas do governo federal que vem promovendo o desmonte da educação pública e da necessidade do Novo FUNDEB para os estados e municípios.

O 19º Congresso da ASPROLF – Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas-BA, que este ano tem como tema ’19º Congresso da ASPROLF: 30 anos de luta pela educação… e o ano de luta,’ que acontece no Cerimonial Cosme Damião – Caji, vai debater e avaliar a realidade da categoria e a situação política, econômica e social do país, além de definir linhas de ação da ASPROLF para o plano de luta dos trabalhadores da educação de Lauro de Freitas. O evento começou hoje (06/11) e vai até a sexta-feira (08/11).

O presidente da entidade, Valdir Silva, destacou que este, precisa ser um congresso bem consciente e que faça proposições para o ano de 2020 e seguir firme e forte na luta pela educação pública de Lauro de Freitas. O evento tem como objetivo a construção da luta da categoria para o ano de 2020, nas suas relações intersindicais e traça estratégias ante aos desmontes promovidos pelo governo federal contra a educação pública. O congresso também é o momento em que os trabalhadores da educação controem a pauta reivindicatória da categoria.

Os debates que envolvem a realidade econômica do país e os desafios de luta das classes trabalhadorascontou com falas do diretor da CNTE, Cleiton Silva, o presidente da APEOC, Anizio Melo, o professor da UEFS, Jonathas Monteiro e o diretor da APLB, Rui Oliveira; que alertaram para os riscos das propostas e reformas do governo federal que vem promovendo o desmonte da educação pública e da necessidade do Novo FUNDEB para os estados e municípios.

A prefeita Moema Gramacho também compôs a mesa. Elogiou a luta ASPROLF e garantiu aos trabalhadores, o pagamento dos precatórios no município. O 19º Congresso da ASPROLF segue até esta sexta-feira (08/11), e amanhã vai debater ‘a resistência do movimento das mulheres na defesa da democracia e da educação, na conjuntura atual.’

(Asprolf, 06/11/2019)